Alcachofras

segunda-feira, setembro 23, 2013

“Não gosto da vida em banho-maria, gosto de fogo, pimenta, alho, ervas, por um triz não sou uma bruxa.”
Martha Medeiros


Tenho que confessar que quando como Alcachofras toda a gente que assiste fica a olhar e a perguntar "como é que ela gosta disto?" enquanto me deleito a comê-las. Ou, outras vezes, na caixa de supermercado, perguntam com ar acanhado e baixinho: "desculpe, mas como é que cozinha isso?" olhando-me mesmo como se eu fosse uma bruxa a comprar ervas ilícitas. Podia enchê-los de mentiras que acreditariam... de receitas elaboradas e complicadas. Mas a verdade é que são mesmo preparadas no caldeirão: enche-se o caldeirão de água a ferver  e sal q.b. e quando a água está a ferver deitam-se as alcachofras lá para dentro, de forma impiedosa (mas lavadinhas). Com requintes de malvadez adiciona-se um fio de azeite e deixa-se cozer mais ou menos meia-hora.

Serve-se quente ou frio. Eu gosto delas mesmo assim embora possam ter muitas elaborações.
Porém, é um facto que a alcachofra, que agora tenho a sorte de ter na horta (não é a versão bravia!), é rica em ferro e fibras e dá-me imensa energia! Para além de dizerem ser um poderoso afrodisíaco...dizem...


Come-se com a mão, folha a folha , só a base. As folhas vão ficando mais gostosas á medida que se avança para o fundo da alcachofra que é uma verdadeira delicia!

You Might Also Like

0 Comments

Quer comentar?


Click here to see my Photos!