Marmelada e Marmelada

domingo, setembro 27, 2015

"Uma mulher é como um saquinho de chá, você nunca saberá quão forte ele é até que ele esteja na água quente."Eleanor Roosevelt

Talvez por lidar tanto com tantas pessoas todos os dias, e de ouvir tantas e tantas histórias, às vezes acho que já sei a teoria toda da vida. Parece que já sei a teoria de quase tudo! Quando as ouço, e de tanto de me tentar colocar no lugar delas, sinto-lhes as razões e as emoções que viveram. Ás vezes parece que fui eu mesma que as vivi...porém cada um tem que fazer o seu próprio caminho. Ora é aí que é difícil !! Na teoria quão saudável eu seria apenas pelo que sei!! se fosse só pela teoria!!.. eu até sei que o chá faz muito bem mas daí a gostar de  chá, e torná-lo um hábito, vai um longo caminho...Só resta fazer como no Yoga...todos os dias tentando ir um pouco mais além. Experimentando e testando. Como nem sempre os "testes" correm bem, pelo menos a diversão está garantida. E o chá até teria hipótese, não fosse o cheirinho a café atentar-me sem mais nem porquê!! O cheirinho a café e a trombeta do Outono, que faz soar coisas estranhas aos meus ouvidos: "castanhas, batatas doces, nozes, figos secos,  marmelada"..



Como ando a tentar ser ajuizada, tento provar a mim mesma que a "coisa" é possível: aliar as vozes tentadoras a formas mais saudáveis de fazer as coisas! Assim fiz a minha antiga marmelada e uma nova forma com muito menos açúcar. A versão com menos açúcar ficou mais "feínha" mas igualmente deliciosa! Quanto ao chá de Lúcia-lima tem sobretudo um efeito calmante! É que estas mudanças todas põem-me "muy nerviosa!!:)





Marmelada 2 formas:


1)Forma menos saudável
1 kg de Marmelos
900 grsde açúcar
4 colheres de sopa de água 

2)Forma mais saudável
1 kg de Marmelos
200 grs de açucar
4 colheres de sopa de água ( pode ter que ir acrescentando mais água)


Versão1 - Lave bem  1 Kg de  Marmelos em água corrente. Não os descasque. Retire apenas os caroços e coza numa panela de pressão com 900 grs de açúcar e 4 colheres de sopa de água. Deixe os marmelos cozerem em lume forte, até a panela de pressão apitar . Depois baixe o lume e deixe cozer mais 20 minutos. Desligue e quando o ar sair todo da panela abra e passe com a varinha mágica. Deite em tigelas. Se quiser deite em tigelas, cubra com papel vegetal e passe por cima com aguardente para conservar.

Versão 2 - Lave bem  1 Kg de  Marmelos em água corrente. Não os descasque. Retire apenas os caroços e coza num tacho normal com 200 grs de açúcar e 4 colheres de sopa de água. Vai-se mexendo e acrescentando água sempre que fôr preciso para não "pegar". Quando cozido passe com a varinha mágica e deita-se em tigelas que é melhor guardar no frigorífico porque terá tendência a conservar durante mais tempo.

E o tal chá de Lúcia-Lima ...Querem chá? É só deitar água a ferver! O que eu gostava de gostar de chá!











You Might Also Like

0 Comments

Quer comentar?


Click here to see my Photos!