Ilha do Pico II

sexta-feira, julho 07, 2017

"Toda a ilha é um continente" Joel Neto


Ao principio entreolhamo-nos com alguma estranheza! Óbvia, passados tantos anos, eu e o Pico não nos víamos desde 1994! Eu mudara, ele também! Disfarcei a minha tristeza quando vi abandonado, na Madalena, o maravilhoso hotel onde tinha ficado da última vez que ali estivera.E o Pico olhou para mim e deve ter achado que eu envelhecera mas, por delicadeza, também não me disse nada...recebeu-me com sol e sempre com aquelas nuvens e neblinas que o embalam em mistérios.
 Porto de São Roque do Pico
Muitas coisas mudaram, algumas estavam apagadas da minha memória, mas reconheci-lhe  o Turquesa do mar, o Verde das vinhas e dos montes, o Preto da terra de lava, naqueles contrastes de cores que me apaixonaram e que continuavam ali, numa essência qualquer que me faz sentir bem, sentir em casa.
Vista para o mar desde as vinhas de Criação Velha
Todas as ilhas dos Açores são encantadoras. Pelo menos as que conheço! São pedaços perdidos no meio do Atlântico, sempre açoitadas pelo Mar e dele dependendo tanto. Do Pico é possível avistar a ilha do Faial e à medida que nos deslocamos ao longo da ilha, vamos avistando, mais longe, a ilha de São Jorge. Ao entardecer o sol esconde-se atrás da Ilha do Faial e a vista, a partir da Esplanada do Cella Bar, é deslumbrante.


Vista do Pico para Faial da Esplanada do Cella Bar
Escolhemos ancorarmo-nos num hotel familiar e simpático o Al-Novavista em Criação Velha, perto da Madalena, como ponto de partida para visitar o Triângulo. Escolhemos esta localização sobretudo por estar perto do Porto da Madalena e daí podermos embarcar na " lancha" (como chamam ao "ferry" que faz a ligação entre as ilhas ) para a Ilha do Faial e também para a Ilha de São Jorge. É possível alugar um carro no Aeroporto à chegada ao Pico e depois, com o mesmo carro, seguir no "ferry" para as outras 2 ilhas. O único requisito é assegurar a compra do bilhete no dia anterior para garantir lugar para o veículo, uma vez que transportam poucos carros em cada barco. Este nosso ponto de partida, perto da Madalena, também foi opção por ser um bom ponto de partida para a descoberta da ilha, de carro ou através dos vários percursos pedestre bem sinalizados. 
Vinhas da Criação Velha - Património da Humanidade Unesco
Um dos percursos pedestres mais conhecidos é o percurso das Vinhas da Criação Velha, paisagem considerada Património da Humanidade pela Unesco. Estas vinhas, que produzem os famosos Vinhos do Pico, são plantadas em chão de lava, dentro de paredes de pedra solta chamadas "currais" ou "curraletas", que as protegem do vento marítimo. Neste, como em outros percursos, vão-se encontrando muitos turistas, sobretudo estrangeiros, a caminhar. 
No Pico a nossa principal opção foi seguir de carro pelas várias estradas, principais e secundárias, ora pela orla marítima, ora pelas estradas interiores. De mapa na mão o único perigo de se perder é ser, de repente, envolvido por uma nuvem que desceu baixo demais e perder um pouco o rumo. E por ali, em certos sítios, é muito difícil perguntar a alguém qual o caminho ou a direção. Mas basta procurar a direção do mar...afinal, estamos numa ilha!

You Might Also Like

0 Comments

Quer comentar?


Click here to see my Photos!