Bolo de Chocolate e Nozes

quarta-feira, agosto 16, 2017

“Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo, é um imenso prazer para mim dividir um planeta e uma época com você.”Carl Sagan


E a existir Deus (ou apenas Coincidências no Universo) acho que alguém me sobrestimou, quando me deu as duas filhas que tenho! É um imenso desafio lidar com duas pessoas tão opostas: uma parece ter saído do hemisfério cerebral direito, outra do hemisfério cerebral esquerdo; uma racional outra emocional; uma objetiva outra mística; uma interessada em História, na Arte e no passado e outra interessada nas Leis da Física e do Universo. Mas mesmo neste permanente e diário desafio, é um privilégio terem coincidido comigo nesta imensidão do Universo!

Este bolo foi feito a 4 mãos. Por mim e pela minha filha do hemisfério esquerdo: a Cármen, que fez 17 anos. Não parece, mas é um bolo de aniversário! Desde que começou a falar, que a condição para os seus bolos de aniversário, foi sempre que a decoração do bolo fosse a mais simples possível! No máximo, quando era mais pequenina, eu conseguia colocar uns bonecos em cima, de preferência guerreiros! Este não foi o bolo oficial de aniversário, mas foi o que fiz com ela, para celebrar com amigos escolhidos para jantar e acampar no jardim na noite anterior ao aniversário. 
Ela procura sempre a solução mais simples e mais prática! E depois de soprar o bolo à meia-noite, o importante era mesmo ir para o jardim ver as estrelas e galáxias...

Receita:

2 barras de chocolate de culinária (200 gramas)
200 gramas de farinha com fermento Branca de Neve
200 gramas de açúcar
150 gramas de margarina
200 gramas de miolo de noz (100 gramas picadas finamente e 100 gramas cortadas de forma grosseira)
6 ovos
1 pacote natas ( 2 dl)
Nozes q. b. para decorar


Em primeiro lugar ligue o forno a 180ºC, unte uma forma com margarina e polvilhe-a com farinha.
Pique 200 g do chocolate, deite numa tigela,com a margarina e leve a derreter em banho-maria ou no micro ondas.
Retire do lume e deixe arrefecer um pouco. Depois adicione os ovos, um a um e batendo sempre. Junte o açúcar, o fermento e a farinha e bata muito bem até fazer bolhas. Adicione as 100 +100 gramas de nozes picadas, envolva, deite na forma e leve ao forno durante cerca de 45 minutos ou até que fique cozido. Retire, desenforme e deixe arrefecer. ( este ficou um pouco cozido demais)
Entretanto, ferva as natas num tacho, com o restante chocolate picado e mexa bem. Barre o bolo com este creme e decore com nozes cortadas de forma grosseira.
Mantenha no frigorífico e sirva frio agora no verão!

Bolo dos 7 anos em 2007...

You Might Also Like

0 Comments

Quer comentar?


Click here to see my Photos!