Alcácer do Sal e Comporta

terça-feira, setembro 05, 2017

"Minhas mãos ainda estão molhadas do azul das ondas entreabertas e a cor que escorre dos meus dedos, colore as areias desertas"Cecília Meireles
Estão molhadas do azul brilhante do Céu, do Azul das barras das casas e do imenso Azul do mar da praia da Comporta!
Há sítios assim: onde nos sentimos bem sem conseguir explicar porquê...é talvez a energia do local em sintonia com a nossa energia...da mesma forma que há sítios onde não nos sentimos bem, sem que haja qualquer razão para tal.
Toda a zona de Álcacer do Sal me encanta: não sei se são os campos de arrozais, se é o Rio Sado, o choco frito , as cegonhas, os doces de pinhão , se aquela imensidão alentejana...
foto by Cármen Fonseca
E se é cada vez mais difícil conseguir passar férias com as minhas filhas (dada a multiplicidade de "interesses", "eventos" e "afazeres" que têm), este é o destino que reúne sempre consenso e vontade de ir! Por isso rumámos para lá durante 3 dias, ficando em Alcácer do Sal, sem pressas nem horas, desfrutando sobretudo da Praia da Comporta.
Em Alcácer gostamos sobretudo da zona à beira rio, ficando alojados mesmo com vista para o Sado, num sitio bastante simples mas ideal para dormir apenas (Valentina Place). 
Deambulando por ali, aproveitámos para comer Choco frito numa das esplanadas, subir ao castelo, experimentar o restaurante a A Escola (numa antiga escola primária ) e voltar a um restaurante que já conhecíamos, o Porto Santana, cuja deliciosa comida e a simpatia do dono, nos dão sempre vontade de voltar. 
Ainda com noites quentes soube bem andar por ali a pé. Em Alcácer o entardecer convida a contemplar...
Pela manhã, soube bem levantar sem horas e ir até à Vila da Comporta tomar o pequeno almoço, ou apenas um café, naquela antiga aldeia de pescadores agora transformada num espaço muito "cool".
No meio dos arrozais, no meio da simplicidade das casas de barra azul, a Vila ganhou um ar "hippie-chic", com lojas de rua, muitas delas de decoração e de "beach style" ,frequentadas por gente "endinheirada" e outras "gentes conhecidas" como recentemente a Madonna.

Indiferentes a tudo isso, nos telhados das casas, as cegonhas fazem descaradamente os ninhos a pouca altitude do chão, observando sem medo as pessoas e deixando-se observar de muito perto.
E ali mesmo ao lado da Vila, no meio de todo este cenário, situa-se o Porto Palafítico da Carrasqueira: uma construção feita por pescadores que, para prenderem os seus barcos, espetaram longas estacas na lama, criando um serpentear de tábuas e casinhas de madeira que se tornou num local único. As cores, as sombras,  e os contrastes criam, sobretudo ao entardecer e com a maré cheia, condições excelentes para a fotografia mas desta vez optámos por não visitar.
Tudo por culpa da tentadora praia da Comporta, a minha preferida, com um imenso areal, inserida nos limites da Reserva Natural do Estuário do Sado, e que apresenta, no meio das dunas, um aspeto paradisíaco! Chegamos a ir e vir de propósito,desde Torres Vedras, no mesmo dia, só para desfrutar daquele mar de águas cristalinas!Trazemos sempre as mãos, o cabelo,todo o corpo, molhados de Azul...





You Might Also Like

0 Comments

Quer comentar?


Click here to see my Photos!